30 de Junho de 2014: 14 Anos da Tragédia de Roskilde

“Lost nine friends we’ll never know, fourteen years ago today”.

20130518-pearljam-roskilde2-600x-1368907407

O dia 30 de Junho do ano 2000 foi provavelmente o dia mais triste da história do Pearl Jam e de todos que acompanham a banda. Nesta data, há 14 anos atrás, 9 fãs morreram esmagados contra o palco durante a apresentação do Pearl Jam no Festival de Roskilde, na Dinamarca. Uma tragédia que fez com que o restante da turnê europreia fosse cancelada e a banda quase acabasse. Durante Daughter, a 12ª música do setlist, pessoas começaram a empurrar os outros para frente em direção ao palco, uma vez que aparentemente o som na parte de trás do público estava baixo demais. Isso culminou no acidente. Ontem, em Oslo, o Eddie mencionou essa tragédia. O Pearl Jam se manteve ao lado da investigação e das famílias das vítimas, prestando assistência e apoio. E provavelmente isso os guiou e ajudou a superar o momento. Como resultado de toda tragédia, o Eddie disse que o Pearl Jam acabaria se novamente um fã  morresse em um show da banda. Além disso, o Eddie manteve um período de isolamento em 2001 e 2002 no Hawaii, onde conheceu o Boom Gaspar e compôs Love Boat Captain. Desta forma, sem dúvidas, o ano 2000 foi o mais pesado para a banda, uma vez que nesse ano também o Eddie se divorciou após 6 anos de casamento. Talvez por esses motivos seja tão raro ouvir as músicas do Binaural nos shows da banda.

Glen Hansard durante os shows do Ed no Brasil contou que conheceu o Ed também em uma tragédia que remetia a Roskilde: um fã morreu durante um show do Glen. Nos dias seguintes, o Eddie telefonou para ele para conversarem (detalhe: os dois nem se conheciam e o telefonema do Eddie pegou Glen de surpresa) e para contar sua experiência e ajudar o Glen naquele momento dificil..

O Pearl Jam permaneceu de 2000 a 2005 sem fazer grandes apresentações: voltou a tocar para grandes públicos no Brasil em 2005. Em 2006 a banda voltou a se apresentar em Festivais na Europa, sempre preocupada com a segurança dos fãs, com o Eddie pausando o show para saber se todos estavam bem.

O Pearl Jam buscou na dor a força para se reerguer. E como o Eddie diz no Pearl Jam Twenty, o ano 2000 marcou a virada da banda entre dois eventos distintos: Pearl Jam Pré-Roskilde e Pós-Roskilde.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s