Final de turnê: Hora de Estatísticas

BqRiJi7IcAAJsob

Como sempre quando uma turnê do Pearl Jam acaba nós trazemos aqui no site um resumo com os destaques e estatísticas da turnê. Podemos dizer sem sombra de dúvidas que a turnê europeia de 2014 nos surpreendeu. E muito! O primeiro show em Amsterdam já havia surpreendido por eles tocarem Who You Are, Light Years, Thin Air e Evacuation. Ainda tivemos Breakerfall, ou seja, 4 músicas do Binaural, algo raríssimo. No segundo show de Amsterdam novamente um setlist poderoso, com Marker in The Sand e All Or None. Em Milão tivemos a surpresa de Black ser a quarta música do show, algo que não estávamos acostumados. Trieste teve Let Me Sleep e Vienna teve Can’t Keep. Berlin, como sempre, teve um set arrasador com Hold On, You Are, Sleight of Hand, In My Tree, God’s Dice, All Those Yesterdays e Bee Girl. Em seguida, a Suécia foi palco de Sometimes e Oceans. Até que, enfim, chegamos a Oslo: Hard to Imagine, Love Boat Captain, STRANGEST TRIBE e Satan’s Bed. Um show incrível no qual pela primeira vez tivemos Strangest Tribe em uma versão intimista e emocionante. O Pearl Jam podia parar por aí, repetir as músicas nos demais shows como deram a pinta de que fariam no show da Polônia em um festival. Mas então, no Werchter (festival belga), Rearviewmirror iniciou o show, fato que não ocorria há 7 anos. Em Leeds tivemos um dos maiores setlists e um dos shows com maior tempo de duração da história: Of the Girl, Tremor Christ, Ghost, Don’t Gimme no Lip, All Or None, Fatal, The Real Me e All Along the Watchtower. E por fim hoje, em Milton Keynes, Wash e Nothing as it Seems. Todo esse breve resumo demonstra algo que já sabemos há tempos: o quanto o Pearl Jam pode surpreender em seus shows. Ainda há muitos outros detalhes obviamente como o Eddie tomando vinho de um tênis, filmando Given To Fly com a câmera de um fã e tirando um selfie com o Jeff. Momentos que abrilhantam ainda mais essa grande banda.

Parece preciosismo darmos destaque para o Binaural na turnê. Mas quem acompanha o Pearl Jam irá concordar que as músicas dele se tornaram um índice de qualidade do setlist devido às raras vezes em que são tocadas. Entretanto, essa turnê se sobressai por termos ainda Bee Girl, Let Me Sleep, Strangest Tribe e Hold On, preciosidades do Lost Dogs que poucos fãs agraciados conseguiram ouvir até hoje nos shows. Em uma turnê de 12 shows termos as raridades sendo tocadas e sendo tocadas repetidamente é algo sensacional. Mesmo sendo a turnê do Lightning Bolt as músicas do novo disco se diluíram no meio das outras tocadas, algo que aconteceu também com o Backspacer. Afinal de contas, isso prova que o  Pearl Jam não necessita de um trabalho novo para continuar lotando estádios e dando grandes espetáculos.

Finalmente, sem mais delongas, chegamos ao número mágico: 130 músicas tocadas em 12 shows. Na tabela abaixo criada por um fã norte-americano podemos observar quantas vezes cada música foi tocada.

10421440_10152173816540718_6489622436842490436_n

Anúncios

3 thoughts on “Final de turnê: Hora de Estatísticas”

  1. Poderiam dar um descanso para o trio do Ten: Alive, Even Flow e Porch
    Infelizmente tocaram pouco Infallible que é minha favorita do LB, mas ótimio que voltaram as do Binaural que dão outro ambiente para os shows.

  2. Sirens, Lightning Bot e Mind Your Manners não ficaram de fora de nenhum show desde suas estréias. USA inteiro, os Big Day Out e Europa. Observando por cima, acho que não aconteceu isso nos lançamentos do Bakcspacer e Abacate, tipo músicas de trabalho mesmo.
    Vocês que tem estas tabelas, seria isso mesmo?
    Abraço !

    1. Procuramos nos arquivos e de fato isso não aconteceu. Com o Abacate a música mais tocada em 2006 foi World Wide Suicide em 78 shows (94% da turnê). Do Backspacer Unthought Known foi tocada em 45% dos shows de 2009 e 93% dos shows em 2010. Just Breathe 36% dos shows de 2009 e 96% dos shows de 2010. Foi a primeira vez que tocaram as principais músicas do disco em todos os shows. Sem levarmos em conta obviamente a época do Ten e Vs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s