Eddie Vedder Publica Carta Falando Sobre Guerra, Paz e o Ser Humano – Leia a Tradução Aqui

"Dói, não importa de que lado as bombas estão caindo."
“Dói, não importa de que lado as bombas estão caindo.”

Em um ato excepcional da parte do Eddie, ele resolveu publicar uma carta na página oficial do Pearl Jam respondendo às críticas que sofreu por ter feito um discurso sobre a guerra, em particular, e o que ficou implícito para a maioria das pessoas, o conflito entre Israel e Palestina.

Traduzimos o texto, mantendo tudo o que o Eddie quis transmitir com as suas belas palavras:

IMAGINE QUE — EU AINDA SOU ANTI-GUERRA

“A maioria de nós já ouviu John Lennon cantar:

‘You May say I’m Dreamer,… But I’m not the only one.’

(Você pode achar que sou um sonhador, mas eu não o único.)

E alguns de nós, depois de mais uma dose matinal de notícias cheias de mortes e destruição, sentimos a necessidade de se aproximar de outras pessoas para saber se não estamos sozinhos nesse ultraje. Com mais ou menos 12 conflitos diferentes sendo transmitidos no noticiário todos os dias, e com as estórias tornando-se cada vez mais horríveis, os níveis de tristeza acabam ficando insuportáveis. E o que fica do nosso planeta quando a tristeza se torna apatia? Porque ficamos todos desamparados e em seguida viramos a cabeça e também a página.

Atualmente, sinto-me cheio de esperança. Essa esperança floresceu das multidões de fãs em shows que a nossa banda teve a sorte de tocar, noite após noite, aqui na Europa. Ver bandeiras das mais variadas nações, e ter essas grandes plateias reunidas alegre e pacificamente é a inspiração perfeita para transmitir de maneira enfática o que quero dizer. Quando tento fazer um apelo por mais paz no mundo em um show de rock, isso é na verdade um reflexo dos sentimentos de todos aqueles que temos proximidade para que, assim, tenhamos um melhor entendimento do todo.

Isso não é algo que irá acabar muito em breve. Chame-me de ingênuo. Eu prefiro ser um ingênuo, sincero e esperançoso do que um conformado em não dizer nada por medo de ser mal-interpretado ou sofrer retaliação.

A maioria dos seres humanos do planeta são mais compelidos a buscar o amor, saúde, família, alimento e proteção do que qualquer tipo de guerra.

A guerra dói. E dói não importa de que lado as bombas estão caindo.

Com todos os avanços globais em tecnologia moderna, expansão da comunicação e dispositivos de informação, desvendando o genoma humano, robôs mecânicos andando em marte, etc, nós realmente temos que nos conformar com a realidade devastadora de que conflitos só podem ser resolvidos com bombas, assassinatos e atos de barbárie?

Nós somos uma espécie extraordinária, capaz de criar a beleza, capaz de avanços inspiradores. Nós temos que ser capazes também de acabar com conflitos sem que sangue tenha de ser derramado.

Eu não sei como conciliar o pacífico arco-irís de bandeiras que vemos todas as noites em nossos shows com as notícias diárias de conflitos ao redor do globo e das suas horríveis consequências. Eu não sei como tratar o sentimento de culpa e cumplicidade quando ouço que uma família foi morta por um “drone” americano. Mas eu sei que não podemos deixar a tristeza se transformar em apatia, e sei também que somos melhores quando apoiamos uns aos outros.

‘I hope someday you’ll join us,…’

Por favor escutem o que esse homem disse.”

Eddie Vedder

Anúncios

8 thoughts on “Eddie Vedder Publica Carta Falando Sobre Guerra, Paz e o Ser Humano – Leia a Tradução Aqui”

  1. Achei a atitude dele muito digna, o que ele fez é o mesmo que O Bonno do U2 faz. Aproveitar a oportunidade da mídia para falar o que todos nós desejamos”PAZ” . cada vez mais admiro o caráter do Eddie.!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s