Qual seria, hoje em dia, o papel do Ten Club?

pearljam10

Uma das preocupações do Pearl Jam sempre foi com relação aos seus fãs. E isso não se trata apenas da segurança e integridade nos shows, principalmente após Roskilde. O envolvimento da banda com os fãs começou ainda nos primórdios, nos primeiros shows do Pearl Jam, quando o Ten Club foi fundado oficialmente como o fã-clube dos amantes doa banda; na época, os sócios já tinham benefícios como os singles de Natal enviados como ‘presente’. Ao entrar no Pearl Jam em 1998, Matt Cameron disse ter se impressionado como as coisas funcionavam na banda. Era tudo feito ali, por eles, com o envolvimento de todos. Entre os benefícios oferecidos para os membros, sempre estiveram como prioridade a compra de ingressos, brindes exclusivos todos os anos, bem como material exclusivo no site e que só os membros podiam comprar e ter acesso.

Os anos se passaram, o Pearl Jam lançou mais álbuns, a banda cresceu, a internet ampliou o alcance de todos e, como sempre, as vendas dos discos caíram drasticamente devido ao compartilhamento digital de arquivos.

Devido a isso, os sócios do Ten Club cresceram em número e, aliado a isso, temos a facilidade de pagamento, a exposição do Pearl Jam e a sua divulgação. Além disso, hoje em dia o Ten Club se tornou o grande shopping do Pearl Jam. Todos os meses, além das edições diferentes de CDs ou discos, são lançadas edições limitadas, roupas, meias, adesivos e várias quinquilharias que muitas vezes despertam a cobiça dos fãs mais xiitas e loucos por tudo relacionado à banda. Muito desse material acaba indo parar no Ebay, tornando o shopping do Pearl Jam um shopping alternativo para aqueles que não conseguiram obter o material antes.

Os brindes como singles de final do ano e um pack com adesivos (adesivos do Ten Club e não do Pearl Jam), bem como a revista Deep Magazine, continuam a ser enviados. Porém em se tratando de venda de ingresso, apesar das melhorias realizadas nos últimos anos, é fácil perceber que o sistema, devido ao crescimento da banda, pode entrar em colapso. Para o próximo show em Cincinnati, membros de uma associação que detém direitos aos melhores ingressos não gostaram de perder a chance de conseguir um lugar na frente pelo fato de os melhores ingressos serem destinados à loteria do Pearl Jam. Situação semelhante vivemos nós ao tentar comprar os ingressos para os shows do Eddie no Brasil. E quando reclamamos recebemos um ‘o Ten Club cuida das coisas do Pearl Jam; oferecer a oportunidade de conseguir ingressos para os shows do Eddie é um adicional que estamos dando, mas não garantimos’.

Já havíamos escrito um texto em que nos perguntávamos se o Pearl Jam havia se tornado comercial demais. Hoje, nos perguntamos (e gostaríamos de lançar essa questão a todos) sobre o papel do Ten Club. Seria de fato aquele relacionado às suas origens, como a de facilitar a forma de comunicação com os fãs, ou apenas uma forma do Pearl Jam fazer mais dinheiro e vender mais coisas?

Anúncios

4 thoughts on “Qual seria, hoje em dia, o papel do Ten Club?”

  1. Na minha opinião além do ten club nos proporcionar com a facilidade de ter basicamente tudo sobre a banda, a comunicação também entre ambas as partes é clara e a questão que leva se o pearl jam se tornou comercial ou não isso de fato não tem nenhum problema, pois hoje como vocês mencionaram no artigo, com o compartilhamento de arquivos, a expansão da internet e tal .. nenhuma banda mais lucra tanto com gravar cds, pois temos de graça circulando por aí .. ganham mais em fazer shows, talvez o fato de ter tantos artigos sobre a banda para venda seja um modo de tentar suprir também essa questão do marketing em relação do lucro em um album, tambem o pearl jam é uma empresa, tem várias pessoas ligadas e o dinheiro é claro sempre necessário, por mais que amam o que fazem, eles tem as responsabilidades, futuro dos filhos e tudo mais, é como se estivessemos trabalhando em nossa área e buscando sempre o melhor e dinheiro para um futuro confortável.

    Espero não ter viajado na opinião kkkkk.. abraçossss ….

  2. Se eu morasse nos EUA…poderia ter essas coisas do TC..tem algumas coisas que é umas baboseiras e outras que você morre se não tiver..kkkkk. talvez a única coisa que não curta muito é os box de boots….eles deveriam fazer como na tour de 2005/06.

    Erackton.

  3. É simples, quem não está satisfeito com o ten club tem todo o direito de cancelar sua inscrição…
    Quem se arrisca a não ter os privilégios de sócio?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s