Retrospectiva 2014 e Perspectivas do Pearl Jam para 2015

10402010_381195518694341_1269466768216548642_n

Mais um ano chega ao fim. E com o final do ano vem o momento de reflexão sobre o que aconteceu em 2014 e também o que podemos projetar para 2015. A PJ2Fly, como tradicionalmente faz nos finais de ano, traz aqui uma retrospectiva dos principais acontecimentos do Pearl Jam em 2014 e o que podemos dar como palpite para 2015.

Retrospectiva 2014

Falar em retrospectiva de 2014 sem citar o principal acontecimento do ano para nós seria incoerente: a vinda do Ed para terras tupiniquins. Sim, aconteceu, cinco noites mágicas e inesquecíveis frente à frente com um dos maiores nomes da história da música.

Neste ano também a turnê do Lightning Bolt correu solta com shows na Oceania, Europa e nos Estados Unidos. Obviamente os destaques são a primeira vez em que Strangest Tribe foi tocada ao vivo, o fato do Pearl Jam ter tocado o No Code inteiro em Moline e também o Yield inteiro em Milwaukee. Estes fatos demonstram como uma banda com mais de 20 anos de estrada ainda tem gás e energia para impressionar e surpreender a todos. De quebra, a PJ2Fly ainda acompanhou in loco o show de Memphis.

Outro destaque interessante foi a participação do Pearl Jam no Bridge School, o que não acontecia desde 2010 (em 2011 e 2012 o Eddie se apresentou sozinho no festival). Na edição deste ano o destaque foi a participação do Chris Cornell para reviver o Temple of The Dog com a música Hunger Strike.

Para finalizar a nossa lista dos fatos mais importantes e com destaque, o vazamento de algumas demos do Abacate foi um acontecimento celebrado por muitos e que demonstrou vários instrumentais incríveis deixados de fora do disco.

Perspectivas para 2015

Se 2014 foi um ano cheio de coisas boas, o que poderíamos esperar para 2015? Para os fãs sul-americanos o mais aguardado seria uma turnê por aqui como diferentes boatos já sugeriram. Aliás, estas fontes dão como certa a vinda da banda para o Brasil. Muitos fãs canadenses também aguardam shows do Pearl Jam por lá. Levando em conta que em 2005 e 2011 tivemos uma turnê canadense antes da turnê sul-americana, isto pode ser um bom indício de algo grandioso que pode acontecer novamente. Há quem ainda especule apresentações da banda no The Gorge, assim como em 2005 e 2006.

Com relação a possíveis lançamentos a probabilidade do Pearl Jam lançar um disco novo de estúdio é baixa. Não há nenhum boato sobre isso e abanda aparenta estar no embalo do Lightning Bolt. Por outro lado, o No Code e o Yield tendo sido tocados na íntegra em shows de 2014 foi encarado como uma dica de que a banda pode relançar ambos em 2015, assim como aconteceu com o Ten, Vs. e Vitalogy.

Como sempre, os projetos paralelos dos membro da banda tendem a ganhar força. O Soundgarden anunciou recentemente que Matt Cameron estará na turnê da banda em 2015. Além disso, o Jeff Ament continua empolgado com o RNDM e o Mike tem lançado material com os membros do Mad Season e acaba de lançar um disco solo.

Por fim, uma grande expectiva gira em torno de um novo dvd/blu-ray da banda com imagens da turnê do LB. Vários shows foram gravados na íntegra e o último dvd lançado pelo Pearl Jam com uma turnê foi em 2007 com o Immagine In Cornice.

Mais uma vez a PJ2Fly gostaria de agradecer a todos que nos acompanham e que comentam nossos posts. Em 2014 lançamos nosso novo site com um visual melhor e mais organizado. Em 2015 continuaremos aqui fazendo o que mais gostamos: falando do Pearl Jam.

Um excelente final de ano a todos os nossos seguidores e um 2015 melhor ainda do que 2014 se mostrou.

Anúncios

5 thoughts on “Retrospectiva 2014 e Perspectivas do Pearl Jam para 2015”

  1. Como PJ2FLY é a minha home page, certamente estarei por aqui.
    Agradeço e congratulo-os por este excelente site.
    Feliz Ano Novo, extensivo a todos os seguidores!
    Luzia

  2. Uma boa perspectiva para 2015 também, quem sabe, uma belo box de DVDs e CDs do Pearl Jam 20 Festival de Alpine Valley, esse uma hora ou outra sai.

    Vamos torcer … abraços.

  3. FELIZ ANO NOVO! Quero agradecer a esses caras que fazem o melhor trabalho voltado aos fãs do Pearl Jam no Brasil. Obrigado mesmo PJ2FLY.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s