O que esperar dos shows do Pearl Jam no Brasil?

Captura de Tela 2015-03-13 às 14.51.19

Novembro nunca pareceu tão longe. E a cada dia que passa parecerá que nunca vai chegar. O Pearl Jam estará por aqui em uma turnê, coisa que aconteceu pela última vez há 4 anos atrás (em 2013 foi um único show no Lollapalooza). O que mudou de lá pra cá e o que podemos esperar destes shows? A PJ2Fly traz um resumo de tudo que pode acontecer.

1 – Turnê do Lightning Bolt

Aparentemente, pelos logotipos divulgados pela banda, esta será a continuidade da turnê do último disco. Este é um fato para se comemorar: será a primeira vez que uma turnê de lançamento de álbum do Pearl Jam vem ao Brasil. Em 2005 a turnê foi intitulada Lost Dogs, mas todos sabemos que não foi de fato uma turnê de lançamento, já que nem nos Estados Unidos e na Europa a banda fez shows para divulga-lo. Em 2011, tivemos a turnê do Pearl Jam Twenty, comemoração aos 20 anos da banda. Desta forma, podemos esperar que grande parte do setlist seja de músicas do Lightning Bolt.

2 – Setlists

Se em 2011 a banda já vinha diversificando seu set, nas últimas legs da turnê do LB isto ficou ainda melhor. Música raríssimas voltaram a ser tocadas, como por exemplo Thin Air, Who You Are, Pilate, Ghost, Thumbing My Way. Além disso, músicas como Strangest Tribe foi tocada pela primeira vez na história em 2014. Desta forma, podemos esperar um show mais variado do que antes. Entretanto, apesar da variação nas músicas, os sets tem tido a mesma estrutura. Pendulum abrindo na maioria das vezes, Mind Your Manners como a quinta música e seguida por Lightning Bolt, Sirens depois de Even Flow, algumas mais raras e depois Rearviewmirror fechando a primeira parte. Depois, um set acústico com Yellow Moon e Future Days, além de alguma outra música tocada mais raramente, e depois o final com Alive, algum cover e Yellow Ledbetter.

3- Duração do show

O Pearl Jam tem abandonado as bandas de abertura para seus shows. Para nós isto é louvável: a banda tem compensado isso fazendo shows de cerca de 3 horas de duração e com mais de 30 músicas cada.

4 – Palco

Para a turnê do Lightning Bolt a banda investiu pesado em estrutura de palco, o qual deixou de ser simples e agora conta com globos de luz, figuras que remontam a arte do disco, e também uma grande estrutura móvel de metal acima do palco, além de raios em luzes atrás do palco.

Obviamente, não podemos deixar de ressaltar possibilidades que não agradam a todos. Todos os shows serão em estádios grandes. Os melhores setlists da banda são em locais menores. Quem não se recorda de 2011 em que os shows de Porto Alegre e Curitiba foram memoráveis e com um setlist maravilhoso? Já no Morumbi os dois shows foram mais comuns. Nos Estados Unidos a banda tocou o No Code inteiro em Moline, cidade em que muitos nem sabiam que existiam. O fato de termos shows aqui para mais de 50 mil pessoas pode fazer com que o Pearl Jam priorize seus hits e misture uma ou outra música desconhecida do público em geral.

Anúncios

21 thoughts on “O que esperar dos shows do Pearl Jam no Brasil?”

  1. Estava entre os shows de Porto Alegre e São Paulo devido a localização e custos, mas decidi ir ao Rio. Ultimo show no Brasil e no Maracanã, ta me cheirando aqueles shows épicos, set de 40 musicas.. Rsrs

    1. Tomara! Por enquanto só devo ir no Rio e tbm tô achando que vai ser um histórico! Só vamos nos preparando pros preços.. que devem ser bem salgados. Mas vale tudo pra ver Pearl Jam ao vivo!

      1. AHuIUAhUIHAiuhaiHAIu…..Demoro Frank!

        Eu vou arranjar uma arma d’água para garantir nossa segurança!!

  2. . Não acho que teremos muito Lightning Bolt… reparem que foram poucas músicas do álbum por show desde o lançamento do referido, 4 ou 5 em média. Menos que o Abacate e o Backspacer em suas turnês iniciais.
    . Mind Your Manners, Lightning Bolt e Sirens rolaram em TODOS shows dos EUA, Oceania e Zoropa ! Até nos festivais. Só na segunda US tour tivemos shows sem Sirens.
    . Acredito que a única certeza são as estruturas dos set.:
    _ Início com 3 músicas de aberturas tradicionais mais viajandonas.
    _ Segunda parte iniciando acústicamente.
    _ Reaviewmirror, Porch e Better Man fechando a 1ª e 2ª parte no revezis.
    _ Parte final manjadona, endelizando com Alive – Rockin Free / Baba – Yellow / Indifference
    . Além de todos shows com aquela sensação de ‘Grandes Sucessos’ em CD, K7 e LP !

  3. Acredito que dessa vez teremos set list mais diversificados do que na última passagem. Em 2011 eram 6 anos desde o último show. Desta vez são 4 anos, sem contar lollapalooza em 2013 e os shows solos do Eddie, portanto acho que há espaço para mais ousadia. Minha maior expectativa está no show do Maracanã.

  4. Acho que vai ser uma turne muito intensa,
    Pelo fato de realmente divulgar um album já lançado pois em 2005 e 2011 vieram a America do sul como fonte de expiração para gravar os proximos discos.
    Se eles manterem a postura de não terem banda de abertura vai ser otimo pois é cansativo ficar esperando a banda tocar e com esta tematica de fazer shows maiores em set e tempo todos os fans vai sair ganhando.

    Acho que vai sobrar tempo para tocar as raridades .
    Em 2011 no rio o setlist foi bem diferenciado e foi supet elogiado no forum do tenclub. E foi 3 horas de show.
    Que banda vem aqui no brasil e toca 30 musicas?
    Cada turne que se passa o nosso Pearl Jam fica melhor e sem frescuras….

  5. Setlist Rio de Janeiro 06/11/2011

    1. Unthought Known
    2. Last Exit
    3. Blood
    4. Corduroy
    5. Given to Fly
    6. Nothingman
    7. Faithfull
    8. Even Flow
    9. Daughter
    (With Blitzkrieg Bop –
    Ramones Cover – tag)
    10. Habit
    11. Immortality
    12. The Fixer
    13. Got Some
    14. Elderly Woman Behind the
    Counter in a Small Town
    15. Why Go
    16. Rearviewmirror
    Encore:
    17. Just Breathe
    18. Come Back
    19. I Believe in Miracles
    ( Ramones cover)
    20. State of Love and Trust
    21. Of the Earth
    22. Do the Evolution
    23. Jeremy
    Encore 2:
    24. Mother
    ( Pink Floyd cover) (Second
    time ever, First in a proper
    concert)
    25. Better Man
    26. Black
    27. Alive
    28. Rockin’ in the Free World
    ( Neil Young cover)
    29. Indifference
    30. Yellow Ledbetter

  6. Um toque pra galera que está pensando em ficar acampado para passar a noite ao redor do estádio…, eu não sou de Porto Alegre/RS, mas no show do Foo Fighters a raça que ficou acampada para passar a noite foram todos assaltados. Levaram dinheiro, roupas e os ingressos… Quando eu cheguei na fila perto do 12:00hs, estava todo mundo chorando e muito indignado no local… Foi bem palha mesmo isso daí o que aconteceu… Já nas outras cidades eu não sei se rolou alguma treta assim também…

      1. eeeeeee Já Pulou fora Frank???? Vai abandonar os Baggio’s?

        Obs: Tbm estava de zuera!! Pretendo conhecer um/a Jammer caridoso em cada cidade e que ele/ela me abrigue free, ou por um valor simbólico!

    1. Esse negócio de acampar dias antes do show é coisa de fã do RBD…hauahuauaha. Nem morta que coloco minha vida em risco por causa disso! No Morumbi teve gente que chegou às 06:00 hrs na fila pro show do FF…ô empenho, viu?!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s