Especial: Pearl Jam no Late Show do David Letterman

Uma das características do Pearl Jam desde o inicio da banda foi evitar aparições em programas de televisão e outras formas de mídia para preservar a identidade. Mesmo assim, a banda acabou cedendo algumas vezes e apareceu em diferentes programas para divulgar seus trabalhos. Dentre estas aparições, sem sombra de dúvidas as no programa Late Show do David Letterman foram as mais frequentes e, podemos dizer, marcantes. Recentemente o apresentador se aposentou da TV com uma série de programas especiais que reuniram muitos artistas diferentes. A PJ2Fly decidiu trazer uma breve revisão acerca das passagens do Pearl Jam pelo programa.

A primeira vez da banda no Letterman ocorreu em 1996, época do lançamento do No Code e ainda com o Jack Irons na bateria para tocar Hail Hail e Leaving Here (embora esta última não tenhamos a versão completa em vídeo para apreciar):

Ainda em 1996, o Eddie apareceu de surpresa no programa cantando um trecho de Black e surpreendendo a todos que estavam na plateia e, aparentemente, até mesmo o próprio Letterman com sua atitude de fugir do palco. O engraçado, sem dúvidas, é conferir a tentativa do moonwalking que o Eddie faz ao voltar para o palco quando chamado pelo David.

A partir destas aparições, a visita da banda no programa ficou cada vez mais constante. Em 1998, o Yield também foi divulgado lá com Wishlist e com o Matt Cameron na bateria. Além disso, em 1999 o Eddie voltou ao palco do programa com o seu grande ídolo Pete Townsend para cantar em Heart to Hang Onto.

Em 2000 a banda revelou Grievance, do Binaural, em uma versão excelente e raivosa, mostrando um Matt Cameron em excelente desempenho na bateria e um Mike inspirado.

Em 2002, duas músicas do Riot Act foram tocadas: I am Mine e Save You.

Após a guerra do Iraque, em 2003, a banda apareceu no ano seguinte para tocar a clássica canção de Bob Dylan Masters of War. Vale lembrar que na mesma época a banda se engajou na Vote For Change tour em campanha contra a reeleição de George W. Bush.

Em 2006, após o lançamento do Abacate Life Wasted foi a escolhida. Porém, de uma maneira diferente dos anos anteriores, após o programa a banda realizou um webcast, transmitindo um pequeno show via internet. Esta apresentação pode ser considerada histórica, pois muitos fãs levaram cartazes pedindo Leash, a qual a banda se recusou a tocar. Porém, em vez dela tocaram Why Go depois de 3 anos. Certamente essa foi uma grande pressão que ocasionou na volta de Leash aos sets na metade da turnê norte-americana em 2006 depois de incríveis 12 anos sem ser tocada.

Na turnê do Backspacer a banda não apareceu por lá. Contudo, em 2011 o Eddie novamente se apresentou sozinho divulgando o Ukulele Songs e tocando Without You.

No Lightning Bolt novamente a banda não passou por lá, mas o Eddie retornou para a homenagem de despedida do Letterman recentemente tocando Betterman.

Certamente, David Letterman faz parte da história do Pearl Jam e de muitos outros artistas. É fácil prever que muitos dos que nos acompanham se lembram dos primeiros vídeos que viram do Pearl Jam na internet e sem dúvidas muitos deles eram esses mesmos divulgados novamente neste post. Com certeza o programa fará falta, principalmente pela ansiedade e expectativa em ver a banda tocar lá nos futuros lançamentos. Fica aqui a nossa homenagem e agradecimento a este grande apresentador.

Anúncios

1 thought on “Especial: Pearl Jam no Late Show do David Letterman”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s