Last Kiss e os Fãs – Amor e Ódio em uma só Canção

         Sign

Last Kiss é uma música interessante: não é composição do Pearl Jam (foi composta por Wayne Cochran em 1961) mas é, por outro lado, um dos maiores sucessos da banda. Quando foi lançada em 1999 como single, adicionou milhares de novos fãs que se apaixonaram pela letra – ela conta a trágica história de uma perda amorosa – e pela forma como o Pearl Jam adaptou a versão com uma levada gostosa de se ouvir e agradável aos ouvidos. A voz do Eddie, como sempre, se encaixou perfeitamente nesse tipo de temática, ele consegue passar a melancolia e a dor do momento, e o restante da banda segue firme nos 4 acordes que se repetem ao longo de toda a canção.

Mas o que quero falar aqui é da divisão que foi criada ao longo dos anos pelos fãs que amam a Last Kiss, e fãs que simplesmente a detestam – não é muito comum achar alguém que esteja no meio termo. Vou agora pensar nos motivos disso ter acontecido.

Em primeiro lugar, acredito que o tema tratado na música seja o principal motivo desse maniqueísmo pela Last Kiss. Admitamos: ela beira perigosamente a pieguice. Alguns acham que ela é uma letra romântica, outros que é tristeza do início ao fim, mas, independente das justificativas, ela conta com bastante açúcar a história de uma perda. Assim, muitos fãs ‘menos românticos’, que preferem um Pearl Jam mais pesado, político, etc, passam a odiar a letra, achando a música muito fora do ‘padrão Pearl Jam’. Nesse sentido, podemos comparar Last Kiss com Black, que, de certa forma, conta também a história de uma perda. É engraçado, mas Black parece mais pé no chão, mais uma canção de lamento do que romântica, e sem o excesso sentimental da Last Kiss. A letra do Eddie em Black é bem madura se comparada à Last Kiss; esta, possui uma letra mais ingênua e, por que não dizer, infantil (não no sentido pejorativo da palavra).

Em segundo lugar, há uma divisão entre os fãs na famosa questão dos ‘fãs modinha’. Se uma música se torna muito conhecida, abarcando novos fãs instantaneamente, o grupo de fãs mais hardcore acaba olhando a música com outros olhos, como se ela representasse esse grupo de novos fãs que gostam do Pearl Jam por causa da Last Kiss, e que, portanto, conhecem o Pearl Jam superficialmente.

Há, juntamente a essa questão de ‘fãs modinha’, também a ideia de ‘música da moda’, que é tocada constantemente nas rádios e todo mundo adora, e que, por isso, acaba criando uma certa aversão – e a consequente – divisão entre fãs que amam a música e fãs que a odeiam.

Todos esses comentários são tirados a partir de impressões gerais. Outras pessoas podem ter outros motivos ao avaliar essa questão.

Minha opinião sobre a Last Kiss? Já fui apaixonado por ela, mas, com o tempo, esse amor esfriou – acho que a música e o seu conteúdo meio que se esgotaram para mim. Mas isso, claro, é uma opinião exclusivamente minha. Independente de tudo, acho a Last Kiss uma música forte e sincera, e está ótima na interpretação que o Pearl Jam deu a ela. Só está longe de ser uma das grandes músicas tocadas pela banda.

Texto: João Felipe
Anúncios

10 thoughts on “Last Kiss e os Fãs – Amor e Ódio em uma só Canção”

  1. Engraçado que eu achei que só eu era encucado com isso kkk. Eu particularmente não gosto, tanto da música, quanto (principalmente) desse modismo criado pelos posers. Quantas vezes eu já ouvi pessoas dizendo “a melhor música do “Pir Dheim” é Last Kiss”, aí se vc pergunta “quantas vc conhece?”, o sujeito responde “só ela, mas ela é a melhor!”. Me bate uma vontade de arrancar o pescoço do sujeito usando as unhas quando ouço isso. Eu já cheguei a ouvir o cúmulo de pessoas dizendo que “amam” a banda só por causa dela, mas que não gostam das outras músicas. E por outro lado também, quem é fã do PJ sabe bem – com tanta coisa boa que a banda tem, a pessoa se atém a uma música chata, repetitiva, de 4 acordes, que nem deles não é? Ah, fala sério viu

  2. Problema não é a música e sim os fãs de radio FM. Mas isso acontece com qualquer banda, se não fosse com Last Kiss seria com outra qualquer (Black, provavelmente). A música em si é propositalmente simples, feita quase como brincadeira pela banda e que soa bacana, sim. Realmente eu gostaria bem mais dela se não fosse essa fama exagerada, mas também não me incomoda desse jeito.

    E não é só com os fãs de radio FM que eu tenho problema. Mais odioso ainda são as viúvas do Ten, que provavelmente são esses que se acham dignos de odiar Last Kiss. Aqueles que mesmo a banda tendo evoluído, avançado, amadurecido musicalmente, ainda são eternos pedintes da “sonoridade” grunge que existia no Pearl Jam no começo da sua história. A banda lança um álbum como o Abacate ou Lightning Bolt e o discurso é SEMPRE o mesmo… “mimimi não é mais rock. Mimimi é pop. Mimimi música boa é Even Flow”… a imaturidade (musical) desses fãs me faz desgostar tanto de Last Kiss quanto de qualquer música do Ten. Pearl Jam não é só Last Kiss e não é somente o Ten!

  3. no, para nada, no creo que un fan de pearl jam odie alguna de sus letras, es imposible que eso suceda, para mi esta, como absolutamente todas las letras son perfectas, magicas y me llegan al corazon,

  4. Pq sera q nós seres humanos complicamos tanto as coisas?
    Até em assuntos como música, esporte, entretenimento, etc, q na teoria deveriam ser mais “leves”, acabamos dividindo,
    e criando conflitos desnecessários…
    Só mais uma opinião.

  5. Last Kiss me apresentou ao Pearl Jam…

    Achava loucamente bonita e a escutei por dias meses ou quem sabe anos..

    Logicamente quis conhecer mais sobre Pearl Jam… E descobri essa banda muito foda, com grandes canções… Last Kiss está longe de ser minha música preferida mas talvez sem ela eu não tivesse a oportunidade de conhecer essa banda fantástica… A propósito minha música favorita é Yellow ledbetter

  6. last kiss é boa sim, pearl jam sempre faz cover se tornar melhor na voz do vedder do que no proprio cantor original, last kiss é o lado açucarado da banda como soldier of love tem uma batida gostosa uma pegada envolvente, não vamos ser ignorantes pearl jam não é so go, blood, why go last exit, pearl jam é sirens é black, last kiss, come back. a propia banda não tem vergonha de tocar os seus sucessos ..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s