Série Shows Históricos: “Shoe the Shoeless”

indio93_insert_outside_300

No nosso quarto episódio da série Shows Históricos, voltamos no tempo até 1993 em um show muito lendário pela atitude do público.
O show de Indio/CA no dia 5/11/1993 ficou conhecido como “Shoe the Shooeless’’, e foi um dos mais raivosos e contraditórios shows da história do Pearl Jam”.

O Show tinha tudo para ser apenas mais um na ainda nova e promissora história do Pearl Jam. A banda já era famosa a nível mundial, mas nem isso fez com que o público presente naquele dia em Indio respeitasse o show dos caras.

Reza a lenda que fazia muito frio naquela noite, e que altas doses de destilados foram consumidas ainda no lado de fora por muitos presentes…

Ainda no estacionamento, antes do show de abertura feito pela banda Eleven, houve muitos problemas e brigas. Muitos não conseguiram entrar no estacionamento e tiveram que deixar o carro na rua mesmo. Aliado a isso, o frio estava realmente muito rigoroso naquela noite, mesmo dentro do Empire Polo Grounds o sistema de ar quente do ginásio não deu conta de baixar a temperatura. Com isso a galera começou a beber bebidas como Whisky, Rum, etc para tentar se esquentar…
E, além disso, o público vagarosamente foi ficando agitado, com rodas punk e muitos “Mosh’s’’ também no intuito de deixar o frio de lado.

Ainda na passagem de som, um roadie cantou uma versão histérica de “Copa Cabana” de Tom Jobim, algo totalmente fora do contexto dos shows que iriam se seguir adiante, e isso fez com que algumas pessoas jogassem sapatos contra ele, e de alguma forma, fizesse com que o público já agitado por conta do extremo frio, ficasse raivoso e muito tenso…

Durante o show da banda de abertura (Eleven), os sapatos voaram bastante contra o palco, mesmo sem nenhum motivo. Um dos sapatos atingiu o bumbo da bateria de Jack Irons com bastante força, e o mesmo durante uma pausa entre as músicas falou no microfone que iria descobrir quem atirou e o faria pagar os danos aos equipamentos deles.

Mesmo quando o Pearl Jam apareceu no palco, o público não parou de se comportar mal, e de vez em quando um sapato era arremessado contra a banda! Com o público incandescido a segurança foi fortemente reforçada, pelo temor que se tinha de que algo pior acontecesse. O Pearl Jam no palco estava dando o seu melhor, era a turnê V.S e esta tour, assim como a tour Ten, foi muito intensa e explosiva no palco. Todos eram bastante agitados a cada show, e essa era uma característica forte da banda na época.

screen-shot-2016-11-24-at-15-17-12

Talvez esse comportamento agitado da banda ajudou o público a perder de uma vez as estribeiras. Em um momento do show, Ed naquela conversa com o público pegou um livro e disse que o primeiro cara que ele havia encontrado naquele dia havia lhe dado aquele livro perguntando se ele queria saber o segredo da vida eterna. Eddie pegou o livro e jogou para a plateia dizendo ‘porque diabos eu iria querer viver para sempre?’

Mais tarde, Ed já p… da cara com o comportamento animalesco da plateia durante a música Porch, convidou os mais exaltados da frente para cuspirem nele!

A coisa fica mais doida quando Eddie, já sem nenhuma paciência com aquela galera que estava jogando sapatos, exclama que ele e o Jeff vão esperar na saída e pegar cada um que estiver sem tênis! Ainda nesse momento Eddie recebe uma “sapatada” e avisa que talvez ele e a banda saiam e não voltem mais. De fato o baterista Dave Abruzesse sai parecendo que ali se encerrava o show. Ao invés disso Eddie teve uma ideia que definiu esse show como o “Shoe the Shoeless” (algo como “Ensapatem os sem sapato”). Ele diz que ao invés de sair do palco e acabar o show, ele queria que todos jogassem os seus tênis/sapatos para ele fazer doações para seus amigos que precisavam. Então ele manda todos jogar sapatos!

“Mais sapatos, sapatos para meus amigos!”, ele falava.

Em tom de provocação, ele ainda diz que não tem mais sapatos na plateia, pois já jogaram todos nele. Então uma enxurrada de sapatos, casacos e tudo que se pode imaginar são jogados ao palco! É uma loucura! Muitos desses sapatos acertam o rosto do Eddie.

Após essa troca de carinhos com o público, o Eddie diz que o show encerrou e a banda sai do palco. Felizmente, atrás nos backstages, a banda muda de idéia e volta pra finalizar o show.

Ainda nesse show rolou uma versão raivosa de “Fuck-me in the brain”, que mais tarde virou single de fim de ano do Ten Club.

Esse show é muito lembrado em fóruns do Ten club, sempre há discussões que tentam explicar o porquê de tamanha fúria daquela plateia.

O Pearl Jam jamais enfrentou novamente um público tão hostil assim em sua carreira.

Abaixo o link do show completo no Youtube.

Anúncios

3 thoughts on “Série Shows Históricos: “Shoe the Shoeless””

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s