Análise: Speed of Sound

Screen Shot 2017-04-03 at 19.51.53.png

Speed of Sound carrega um dos melhores arranjos que o Pearl Jam já teve a capacidade de criar. É uma música leve, onde as guitarras se misturam ao dedilhado no violão do Eddie. A bateria é cadenciada, porém extremamente presente na música toda. O vocal é um espetáculo à parte, Matt Cameron enriquece a música quando sua voz se junta à voz do Ed.

Para falar de Speed eu primeiramente teria que enaltecer a musicalidade dela para depois poder entrar no campo lírico com mais paz de espírito. Paz de espírito é algo que essa música me traz toda vez que eu a escuto. Mesmo que ela trate de um assunto que chega a ser triste, a forma como tudo foi elaborado e apresentado nessa música me passa uma mensagem confortante.

Speed of Sound retrata o quanto nós sonhamos e o quanto o mundo se move em frente aos nossos olhos de tal forma que nem percebemos.

“O passado muda tão rápido. Você está perdida e se foi há tempos, é difícil lembrar de qualquer coisa movendo na velocidade do som”

Na verdade eu não creio que o passado mude, mas acredito que a forma que enxergamos esse passado muda constantemente. É fácil se pegar lembrando de alguma situação do passado com um olhar diferente. E isso é o que a música nos traz, basicamente. A vida anda na velocidade do som, constante.  E o passado é da maneira como nós vemos ele, como nós sentimos ele.

Há momentos de extrema esperança em Speed of Sound:

“E eu ainda continuo me segurando a esse sonho de luz distante, e que de alguma forma sobreviverei. Mas essa noite tem sido longa à espera de um sol que simplesmente não chega.”

O personagem demonstra procurar algo a se agarrar, mesmo que isso pareça extremamente distante. E essa esperança vem enfraquecendo, quase que desaparecendo. O personagem que já questionou sua visão do passado agora olha para o futuro com muitas dúvidas em suas esperanças.

“Posso perdoar o que eu não posso esquecer e viver uma mentira? Eu poderia tentar mais uma chance. Por que negar essa vontade interna de apenas estar à procura de alguma paz?

Toda vez que eu consigo, isto toma o melhor de mim. Não sobrou muita coisa para você ver.”

Aqui vem uma estrofe complexa. Talvez as mudanças como o nosso personagem enxerga o passado sejam propositais, talvez ele olhe para o passado com algum arrependimento em sua jornada. Nada fica explicito, e muitas dúvidas ficam expostas. Particularmente isso é uma das coisas que eu mais gosto nas letras do Eddie, você pode olhar uma letra e entender de uma forma diferente com o passar do tempo. Acredito que isso seja proposital na forma dele compor as letras.

Em Speed of Sound eu particularmente acredito que o ‘desenho’ da canção seria de alguém mais velho (sábio), refletindo sobre sua vida. Não sobre quem ele é, mas sobre o que ele fez e o que ele ainda quer, e entendendo essa complexidade de sentimentos e desejos ao passo que a vida passa rápido, e realmente não temos muito tempo para remoer o passado.

O título Speed of Sound escancara a temática de velocidade alta. É difícil não associar “Velocidade do som” a uma velocidade rápida. E nisso eu tenho uma ‘tese’ no qual me agarrar.
A demo de Speed of Sound circula na internet desde antes do Backspacer, e ela é muito diferente da canção lançada no disco de 2009. Ela é mais lenta, até o vocal é mais compassado. Com certeza essa demo foi melhor elaborada para demonstrar aquilo que a música pretendia, ou aquilo que o Eddie pretendia. O fato da música ser bem mais acelerada do que na demo ajudou a entender todo o contexto entre música e letra.

Como eu disse anteriormente, essa saga do personagem entre entender seu passado, compreender o presente que se move mais rápido do que podemos perceber, e esperar por um futuro distante, me traz uma paz de espirito incrível.

A sabedoria de alguém que consegue analisar friamente toda uma vida e suas expectativas e frustrações, tudo isso misturado em música faz de Speed of Sound a música mais incrível do Backspacer em minha humilde opinião.

Texto: Cristiano Feix

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s