Série, Shows Históricos

Pearl_Jam_-_Self-_Pollution_Radio_-_i_Tunes

 

Ontem a apresentação na “Self Polution Radio” fez 23 anos.
Mas afinal, que diabos foi a Self Polution Radio? É isso que você irá descobrir agora no episódio 10 da nossa série “Shows Históricos”.

Exatamente no dia 08/01/1995 Eddie Vedder reuniu alguns músicos de Seattle para uma apresentação intimista de quatro horas e meia que foi transmitida ao vivo pelo rádio para muitos lugares dos Estados Unidos.

A Self Polution Radio como ficou conhecida, tinha o intuito de apresentar outras bandas de Seattle, como Mudhoney, Mad Season, The Fastbacks e até o estreante Foo Fighters.
Eddie se sentia um tanto culpado pela mega exposição de bandas como Pearl Jam, Nirvana, Soundgarden e Alice in Chains, e achava que a cena de Seattle deveria ser melhor explorada pois existiam grandes bandas ainda ali a serem descobertas; “Eles deveriam ter continuado e visto outras grandes bandas. Elas estavam ali o tempo todo, e o fato de nos termos tornado grande foi algo que fez as pessoas parassem de procurar algo novo em Seattle”, (Eddie Vedder Pearl Jam Twenty).

studio97

A transmissão foi feita em um estúdio de ensaios que Eddie mantinha em Seattle.
Eddie foi o apresentador de todo o programa, e durante a transmissão ele oficializou Jack Irons como novo baterista do Pearl Jam;

“Aquilo foi feito de uma forma muito intimista. Eram apenas amigos músicos em uma pequena casa. Naquela época eu não tinha a verdadeira noção da popularidade de uma banda como o Pearl Jam tinha, e estava bastante nervoso por estar passando no rádio, porque eu era o novo integrante”. (Jack Irons, Pearl Jam Twenty)

maxresdefault
Estúdio onde aconteceu a gravação da Self Polution Radio

 

Durante o programa, o Foo Fighters apresentou a primeira música do seu primeiro disco, chamada “Exhausted”.
Eddie descobriu um jeito de qualquer rádio que tivesse interesse transmitir ao vivo o programa integral. Nunca se conseguiu dimensionar quantas rádios fizeram a transmissão simultânea, mas o show do Pearl Jam no Self Polution foi gravado por algumas rádios que o reproduziram exaustivamente durante o inverno de 1995, e não há um fã da época que não tenha gravado uma fita K7 desse show histórico.

SPL-1

A idéia de Eddie contou com massiva aprovação da cena de Seattle, que sentiu por parte do líder do Pearl Jam uma grande forma de retribuir à cena um pouco daquilo que a fama e a popularidade trouxe de bom ao Pearl Jam.
Mudhoney e The Fastbacks (banda punk de Seattle da década de 70 ) engataram uma turnê pela costa leste dos Estados Unidos graças ao Self Polution Radio.
Abaixo temos o link da apresentação do Pearl Jam que você pode ver no Youtube!
(https://www.youtube.com/watch?v=cx2PCuAZSGI)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s