Chris Cornell – 1 Ano.

chris-cornell.jpg

Hoje completa-se 1 ano da morte do Chris Cornell. Tenho certeza que todos ficaram em choque ao ler a notícia e pensaram ser uma brincadeira de mau gosto, uma piada desnecessária e absurda.

Mas sim, faz 1 ano que o Chris nos deixou. E posso dizer, sem hesitar, que ele foi um dos maiores músicos da história do rock. Digo isso com facilidade pois, vendo a trajetória dele desde antes de fazer sucesso até o dia da sua morte, fica fácil perceber que ele foi um artista completo; um cara que conseguiu conciliar três coisas dificílimas dentro desse ramo maluco que é ser um ‘rock star’: fama qualidade e respeito.

Fama não significa necessariamente que o artista tem qualidade (veja-se o caso de muitos artistas famosos por aí), mas toda a fama conquistada por ele foi, sem dúvida, 100% merecida. A vida de sucesso, o dinheiro, etc, tudo foi merecido, seja pela qualidade das suas composições, pela sua voz potente e singular e pela pessoa que ele era.

E aí entro na terceira característica do Chris, e que é, sem dúvida, a mais difícil de conquistar: o respeito. Fãs e músicos de todas as bandas pertencentes à mesma “árvore musical do rock”, bem como de outros gêneros musicais, respeitavam e admiravam o Chris – seja na sua pessoa, seja nas suas composições. E isso ele foi conquistando aos poucos, sem forçar nada, sem tentar aparecer, sem tentar chamar a atenção. Foi simplesmente fazendo a sua arte, tentando comunicar ao mundo seus medos, sua raiva, seu amor.

O respeito veio da sua qualidade como artista, a fama foi merecida, e essa correlação é muito difícil de encontrar em um artista. Chris Cornell foi um desses raros exemplos, não tenho dúvida nenhuma. Por isso faz tanta falta.

Sua música vive hoje em nós, e viverá para sempre. Esse é o legado que ele nos deixou.

Texto: João Felipe Gremski

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s