Série Guitarras do Pearl Jam – Ep1

Olá amigos e seguidores da Pearl Jam to Fly!
Apresentamos para vocês uma série de matérias bem bacanas sobre as guitarras do Pearl Jam. São guitarras usadas em shows, no estúdio, e muitos outros lugares que ajudaram a traçar a sonoridade do Pearl Jam ao longo dos anos.
Essa matéria não segue uma ordem cronológica de tempo, e vai abordar as guitarras do Mike, Stone e do Eddie.

Gibson 1959 Les Paul Standard Electric Guitar

gibson 1959
A primeira guitarra que iremos mostrar é essa beleza chamada Gibson Les Paul Standard de 1959. É uma guitarra que acompanha o Mike McCready há quase 20 anos.
Mike adquiriu essa guitarra na época em que tocava com o Mad Season, e por anos jamais usou ela no palco, por medo de quebrar. Usou em diversas composições nos anos seguintes, até que em algum momento testou Alive com essa guitarra… Depois de tocar Alive com a Gibson ele finalmente passou a levar a guitarra nas turnês, e perdeu o medo de acabar quebrando o instrumento.

“As guitarras são feitas para serem tocadas (risos). Essa guitarra faz as músicas soarem melhor.” (mike em depoimento para o site EquipBoard.com)

26492201923_4a8bcb6207_b
“Eu tive muita sorte de encontrar essa guitarra no Danny’s Music (Everret, Washington), bem na época da gravação do Mad Season na verdade. Acho que devo ter pago algo em torno de 25 mil dólares ou mais. Eu tenho certeza que nunca vou me desfazer dessa guitarra porque tudo nela soa muito bem. Eu uso ela em Alive quando estamos em tour e eu nunca consegui um tom parecido com outra Les Paul nessa música, só com ela” (mike em depoimento para o site EquipBoard.com)

1038466819-McCreadys59burstfretboardjournal2_zps02e93823
Nosso parceiro no projeto “Guitarras do Pearl Jam”, Luan Dondé, nos deu várias informações preciosas sobre o instrumento;
“Entre 1958 e 1960 foram produzidas 1.700 guitarras desse modelo Les Paul Standard. Ela usa captadores PAF, desenhados pela Seth Lover, um luthier famoso da Gibson.”

mccready-lp_full_770.png
“Uma das combinações que deve ter feito o Mike escolher essa guitarra para o solo de Alive provavelmente é o de combinar o efeito Fuzz (efeito muito popular no rock) e o efeito vibe. O som mais cru desse modelo Les Paul, combinado com estes dois elementos deixa o solo de Alive mais “Hendrix”, digamos assim.”

Outros grandes guitarristas usam esse mesmo modelo, talvez o que tenha deixado o modelo mais famoso foi o Slash, guitarrista do Guns N’Roses.

Esse foi o primeiro episódio da série Guitarras do Pearl Jam!
Em breve traremos detalhes de outra guitarra, você pode deixar sua sugestão de qual guitarra querem um review nos comentários.

 

Anúncios

2 comentários em “Série Guitarras do Pearl Jam – Ep1”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s