Série Guitarras do Pearl Jam – Ep2

Fender Telecaster Custom Shop 63 de Eddie Vedder.

1
Talvez a guitarra mais icônica do Pearl Jam seja essa Telecaster de Eddie Vedder. Mais precisamente é uma Fender Telecaster Custom Shop 63 totalmente modificada ao longo dos anos.
Em 1995 podemos notar Eddie já usando essa Telecaster (ficamos na dúvida se ele usava ela em 94 já, pode ter usado na tour Vitalogy), ainda original, toda preta. Em nossa pesquisa não conseguimos descobrir exatamente quando foi a primeira vez que ele usou essa guitarra no palco, porém temos uma leve intuição de que ele adquiriu essa guitarra na mesma época em que ele quebrou no palco outra guitarra icônica (em breve falaremos dela) lá em 1995, uma outra Telecaster preta com o adesivo “Skateboard is not a crime” colado no escudo.
2
Voltando à Telecaster Custom, Eddie foi modificando ela ao longo dos anos. A primeira mudança foi o braço dessa guitarra, que em 1995 era Maple e logo depois ele trocou para Pau Rosa. Essa mudança não refletiu muito na estética, acreditamos que foi questão de gosto mesmo. Também raspou o corpo para dar acabamento de Stratocaster, e substituiu os captadores para Lindy Fralins (o captador do braço é um P90).
Essas mudanças deixaram o som dessa guitarra muito peculiar. Nosso parceiro no projeto, Luan Dondé, nos explicou como ele descreve o som que sai da Telecaster de Eddie Vedder.
“É um som bem único. Os captadores Lindy Fralins são feitos à mão. Com essa captação modificada a guitarra consegue um bom efeito Punch (punch deixa a guitarra em evidência, à frente das outras. Você percebe o som dela isoladamente na música mesmo com outras guitarras junto) e sustain (duração das notas). Isso dá um brilho especial no som que sai da Telecaster do Vedder.”
Ao longo do tempo a guitarra passou por uma nova pintura no corpo dela, em tom Black Holoflake (uma pintura metálica com brilhos). Esteticamente ele adicionou dois adesivos na parte da frente, um (1) em alusão ao The Who, que é explicado no filme Pearl Jam Twenty; e outro (2) é um adesivo do Jonhnny Ramone, que pouca gente sabe que está ali, pois ele é bem escuro.
3
A Telecaster Custom 63 é, sem dúvidas, a guitarra favorita de Eddie Vedder. É a guitarra que ele mais usa em shows. Músicas como Corduroy, Small Town, Immortality, Porch, Rearviewmirror e muitas outras geralmente são tocadas com ela por Eddie. Ela é uma guitarra que tem um timbre único pelas modificações que ela passou ao longo dos anos, e pela maneira do Eddie tocar. É uma guitarra que desempenha muito bem em um som limpo (clean), mas também demonstra presença quando recebe um pouco de distorção. Seria uma guitarra “pau pra toda obra”, digamos assim!

4

Então chegamos ao final do segundo episódio “Guitarras do Pearl Jam”! Gostaria de ressaltar que as informações acima foram buscadas totalmente na internet, se alguma estiver errada (e pode estar, como por exemplo o ano em que ele adquiriu essa guitarra) e alguém encontrar a informação certa, deixe nos comentários! Juntos vamos desvendando os mistérios da Telecaster Custom Shop 63 de Eddie Vedder!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s