O fim do Showbox?

images (1)

O lendário Showbox, reduto visceral da cena cultural de Seattle está com seus dias contados. Um grande prédio será levantado no local onde o Showbox existe hoje, fazendo com que a casa de espetáculos seja demolida.

A importância do Showbox para a cultura de Seattle e dos Estados Unidos como um todo é gigantesca… Foi fundado em 1939 para ser um teatro (e durante todo o tempo de sua existência ele foi, realmente), mas foi na música que ele ganhou notoriedade mundo afora.  Nomes lendários da música se apresentaram no intimista espaço de Seattle; Muddy Waters, Jimmy Hendrix, Ramones, Nat King Cole, The Police, Devo… e tantos outros grandes nomes que poderíamos citar aqui.

cd40fea7317969ebaee22c0411b9800f

Foi um espaço que acompanhou a era de ouro do Jazz, passando pelo R&B até se consagrar como casa de shows de Rock n’Roll. Como uma das primeiras casas do Grunge. Soundgarden fez seu show de reunião no Showbox em 2010 (usando o nome NUDEDRAGONS, um trocadilho com as letras do nome da banda para deixar o show mais ‘secreto’).

106623-soundgarden-showbox2010-donvancleve

O Pearl Jam gravou um ótimo registro em DVD lá nos idos da tour Riot Act.

Do The Evolution – Showbox

Mike McCready já fez apresentações com a Flight To Mars (banda tributo ao UFO) com renda revertida pra caridade no ShowBox.

O espaço será demolido para que seja levantado um prédio de escritórios de 44 andares em seu lugar. O que fez uma campanha nascer nos últimos meses, com vários artistas envolvidos. “SaveTheShowbox” é uma hashtag constante no twitter. Além disso, uma lista impressionante de artistas tem se manifestado contra a demolição do Showbox. Pearl Jam, Stone Temple Pilots, Foo Fighters, The Melvins, Queens of Stone Age, Black Keys, Dave Mathews e muitos outros tem usado suas mídias sociais para manifestar sua descordância sobre a maneira que a prefeitura de Seattle tratou o Showbox, desconsiderando toda a história dele.

920x920

A comunidade musical de Seattle e amigos, como um todo, se levantou em prol da causa do Showbox, e alguns grupos locais estão tentando mudar o status do Showbox para um marco histórico, fazendo assim com que seja proibido a sua demolição. Uma carta foi enviada ao governo, com assinaturas de diversos nomes da música, no cabeçalho da carta colocaram uma frase de Jimi Hendrix : “Se há algo a ser mudado neste mundo, então, isso só pode acontecer através da música”.

Além disso, uma petição online pode ser assinada nesse link

A data definitiva de demolição ainda não foi divulgada. O que temos, por hora, é a vontade de inúmeros artistas em preservar um dos locais mais definitivos da história contemporânea da música. O resultado de tudo isso iremos divulgar aqui conforme os acontecimentos.

GettyImages_1019200008.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s